domingo, 26 de julho de 2009

Dez dicas para uma caminhada saudável

Uma boa caminhada oferece muitos benefícios à saúde; confira dicas para tornar o exercício mais proveitoso
Caminhada: cuida da saúde e combate a obesidade
A caminhada é uma das opções mais simples e práticas para quem quer fazer exercícios físicos, cuidar da saúde e combater a obesidade.
Não requer investimento financeiro e pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer horário.
Os benefícios de uma boa caminhada são muitos:
  • melhora a respiração, a circulação sangüínea, a postura, previne o aparecimento de varizes, auxilia os hipertensos, entre muitas outras vantagens.
  • Em entrevista ao portal Terra , o ortopedista Fabio Ravaglia apresentou algumas dicas que podem aperfeiçoar a prática da caminhada.
  • Confira:1) Evite passos largosCuidado com torções. Se quiser andar mais rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.
  • 2) Cuidado com a forma de pisarNão pise com a ponta do pé ou com muita força. O ideal é aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.
  • 3) Preste atenção na posturaCaminhe com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.
  • 4) Não caminhe carregando pesosSe a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções, como a musculação, devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.
  • 5) Atenção ao tipo de calçadoEscolha um tênis que se adapte bem aos seus pés para evitar torções ou mesmo o aparecimento de bolhas. Prefira também meias com solado aderente, evitando o deslizamento dos pés dentro do tênis.
  • 6) Beba muita águaHidratação é essencial. Antes, durante e depois da caminhada. Prefira pequenos goles para evitar enjôos.
  • 7) Atenção com a alimentaçãoFaça refeições leves antes do exercício para prevenir tonturas ou até mesmo possíveis desmaios.
  • 8) Não exagereA caminhada deve ser feita de forma gradual. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.
  • 9) Não se esqueça do alongamentoO alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.
  • 10) Escolha o horário idealCaminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, claro, tomar cuidado com a segurança.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Exercício Físico Ideal para cada Pessoa


Ao escolher um exercício físico é importante considerar o você gosta de fazer para se ter prazer em se exercitar e quais seus os objetivos.
Por exemplo, se o seu objetivo é ganhar massa muscular você deverá optar por aulas de musculação, se você gosta de outra modalidade poderá fazê-la também.

Veja agora os exercícios de acordo com os objetivos e descubra qual é o ideal para você:

Se você quer emagrecer

Os exercícios aeróbios e anaeróbios gastam calorias, no entanto os aeróbios são mais indicados para eliminar gorduras porque usam como principal fonte de energia a gordura corporal. Você poderá optar por: Caminhar, andar, pedalar, nadar, dançar ou fazer qualquer aula de ginástica em academias, como jump fit e body combat.

Ao emagrecer existe a possibilidade de a pele ficar flácida, por isso seria interessante fazer aulas de musculação ou aulas de ginástica localizada.

Como manter a forma

Se você está satisfeita com o seu corpo, busque exercícios para o bem-estar e manutenção da forma física. Escolha uma atividade que goste.

Como ganhar massa muscular

A musculação é a melhor opção para conseguir ganhar massa muscular. O ideal é séries com muito peso e poucas repetições, seguindo as orientações de um professor de educação física.

Como acabar com a flacidez

A musculação também é indicada para enrijecer os músculos e favorecer o tônus nas regiões em que geneticamente temos dificuldades de aumento de massa muscular, como o bumbum, as coxas e braços.
A ginástica localizada também é eficiente quando se trata de flacidez.

Exercícios para relaxar e manter a forma

Caminhada, boxe, natação, ioga, pilates, dança, alongamento e outros. São muitos os exercícios que ajudam a combater o estresse.

Há também a hidroginástica, que pode ser feita por pessoas que sofreram lesões, que têm problemas nas articulações ou osteoporose. A hidroginástica não causa impacto nas articulações visto que é realizada na água e ajuda também a relaxar.

Agora é só ver aonde você se encaixa e escolher o exercício ideal para você

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nada de ficar parado no inverno


A estação mais fria do ano chegou. As temperaturas começam a cair, mas isso não serve de desculpa para não sair mais de casa, esperando a Primavera chegar.

Apesar do frio, é possível manter o pique do verão e continuar ativo. Algumas modalidades esportivas são mais praticadas justamente neste período do ano.

Para aproveitar bem a estação de forma ativa e confortável é preciso uma boa dose de força de vontade e também saber escolher e utilizar roupas e acessórios adequados para a atividade física que irá fazer.

Alongamento

Para o especialista em medicina do esporte Marcelo Leitão, o importante para a saúde é o hábito, freqüente e contínuo da atividade física. Ele recomenda às pessoas que tenham baixa tolerância ao frio que busquem os horários mais quentes do dia para se exercitar.

"O importante é não interromper a prática rotineira só porque o inverno chegou", salienta. Para o médico, as pessoas também devem se preocupar em manter o alongamento apropriado para evitar distensões. "No inverno os músculos ficam mais enrijecidos, por isso, o alongamento se torna essencial", observa.

Além da proteção do corpo com roupas quentes para ajudar a obter um melhor resultado no aquecimento, a prática de atividades físicas no inverno também requer alguns cuidados típicos das recomendações de verão: hidratação e proteção solar eficiente.

Por causa do excesso de alimentação nesta época o exercício não pode parar se não entra no verão com vários kilos a mais e demora mais tempo para perder.

Vamor ficar em forma e cuidar de nossa saúde praticando exercícios físicos