terça-feira, 9 de junho de 2009

Atividades físicas na gestação ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê


Um estudo americano sugere benefício para os bebês de grávidas que se exercitam durante a gravidez. Outra pesquisa revela: gestantes usam a falta de tempo como desculpa para não praticar atividades físicas

Não é de hoje que se sabe o quanto é importante a grávida praticar atividades físicas, desde que com moderação. Um estudo agora mostra que, além de ser bom para a mãe, os exercícios são benéficos para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
Pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, analisaram, por meio de um aparelho não invasivo, os movimentos fetais em gestantes entre 20 e 35 anos. Elas foram divididas em dois grupos: aquelas que faziam exercícios físicos durante 30 minutos, três vezes por semana, e as que não tinham o hábito de atividade física regular.

O resultado mostrou que os bebês das mães que praticavam atividades físicas tinham a frequência cardíaca significativamente mais baixa quando acontecia qualquer tipo de movimento, como o respiratório (o bebê ainda não respira com os pulmões, mas já movimenta a musculatura respiratória como um treino). Os movimentos peristálticos (que o intestino faz para empurrar o alimento) e dos músculos da boca, coordenados pelo sistema nervoso autônomo, também são mais altos nesse grupo ativo.

Segundo os cientistas, essas conclusões sugerem um benefício no desenvolvimento do feto quando a mãe pratica atividade física, uma vez que há uma ligação entre os movimentos respiratórios fetais e o desenvolvimento do sistema nervoso autônomo.

Sem tempo para atividades físicas?

Para um grupo de pesquisadores americanos, a falta de tempo que você diz ter para incluir os exercícios em sua rotina pode ser mera desculpa. Segundo os cientistas, eles não tomam o lugar de outras tarefas que você precisa fazer no dia a dia.

Um levantamento analisou as atividades diárias de 39 grávidas (21 eram ativas e 17 não), incluindo tempo para o trabalho, exercícios, sono. O resultado mostrou que, embora a razão mais comum para não se exercitar durante a gravidez seja a falta de tempo, 85% das mulheres que não praticavam atividades físicas passavam mais do que uma hora em frente à TV ou no computador e 77%, lendo, escrevendo ou estudando. Por outro lado, as mulheres ativas tinham mais tempo de sono e para leitura.

Segundo os pesquisadores, as grávidas que se exercitam administram o seu tempo de forma mais eficaz. Já aquelas que não praticavam atividades físicas com frequência tinham a percepção de que faltava tempo para os exercícios.

Mesmo com os benefícios comprovados de atividade física para a saúde da mãe e do bebê, se isso não faz parte de sua rotina e você está grávida, converse com o seu médico antes de iniciar qualquer exercício por conta própria.

Fonte: Revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário