segunda-feira, 15 de junho de 2009

Exercícios físicos reduzem riscos de Alzheimer



Exercícios físicos reduzem riscos de Alzheimer
por Ricardo Arida

Segundo estudos recentes, atividade física regular pode reduzir entre 30 a 40% o risco de se desenvolver a doença

Neste domingo, 21 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Dados da American Alzheimer’s Association apontam que 7% da população mundial acima dos 65 anos sofre da doença. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), mais de um milhão de idosos acima dos 60 anos já a desenvolveram.

A perda progressiva de memória associada ao envelhecimento é característica comum a um conjunto de patologias que a medicina classifica como demências (termo que nada tem a ver com loucura), das quais a doença de Alzheimer é a mais prevalente.

Demência

A demência é uma síndrome decorrente de uma doença cerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há uma perturbação de múltiplas funções intelectuais, incluindo a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, a capacidade de aprendizagem, a linguagem, o julgamento e a personalidade.

Perda gradativa de mémoria é um dos primeiros sintomas do Alzheimer

Os primeiros sintomas da doença se caracterizam pela perda gradativa da memória, além da chamada síndrome da deficiência cognitiva, que engloba a redução das funções cognitivas, do raciocínio lógico e da coordenação motora. Isto ocorre devido à produção e ao acúmulo da proteína beta-amilóide no cérebro. Com o avanço dos sintomas, o paciente passa a apresentar dificuldade para realizar tarefas diárias.

Os efeitos da atividade física no cérebro já estão bem documentados, isto é, o exercício físico regular e adequado nos leva a sentirmos melhor, física e emocionalmente.

Alguns estudos permitiram que se chegasse à conclusão mais surpreendente de que o exercício é capaz de proteger o indivíduo contra o desenvolvimento da senilidade, até mesmo vários anos depois da prática de atividades físicas. Isto também é verdade para pessoas com demência. Estudos recentes mostram que o exercício físico pode reduzir os riscos de demência, como a doença de Alzheimer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário