domingo, 21 de junho de 2009

Exercicios físicos ajudam a aliviar o estresse

"Pessoas fisicamente ativas têm uma resposta menos intensa dos hormônios do estresse em relação aos desafios mentais e emocionais e lidam melhor com situações estressantes.
Portanto, a atividade física pode melhorar a saúde mental ajudando o cérebro a lidar melhor com o estresse"
O estresse é um mecanismo essencial para a sobrevivência. Em resposta aos desafios do dia-a-dia, um aumento da atividade do sistema nervoso simpático é observado. A adrenalina aumenta, provocando um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial para que mais sangue seja levado para os músculos em atividade.
O estresse por tempo prolongado resulta em danos nos vasos sanguíneos, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), diabete e muitos outros danos à saúde associados ao estilo de vida moderno.O exercício físico regular ajuda a minimizar os efeitos adversos do estresse.
O exercício físico, especialmente o vigoroso, é uma forma de estresse e tem como resposta um aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, etc. Entretanto, atividades repetidas condicionam o corpo a aceitar mais desafios com menos aumento dos hormônios do estresse como a adrenalina. O corpo gradualmente se acostuma a realizar um trabalho maior com uma frequência cardíaca e pressão arterial menor.
O exercício aumenta também a tolerância ao estresse mental. Pessoas fisicamente ativas têm uma resposta menos intensa dos hormônios do estresse em relação aos desafios mentais e emocionais e lidam melhor com situações estressantes. Portanto, a atividade física pode melhorar a saúde mental ajudando o cérebro a lidar melhor com o estresse.
Evidências sugerem que pessoas fisicamente ativas apresentam taxas de ansiedade e depressão mais baixas que indivíduos sedentários. Para determinar como o exercício poderia trazer esses benefícios, pesquisadores estudaram a ligação entre exercício e neurotransmissores* associados com estresse, ansiedade e depressão. Ate agora, as evidências mostrando que o exercício causa uma grande liberação de endorfina não são muito consistentes.
fonte: uol cerebro e corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário