terça-feira, 9 de junho de 2009

Exercícios durante a gestação


Especialista fala quais são as principais atividades físicas que a mulher pode fazer para ter uma gravidez tranqüila

Praticar algum tipo de exercício físico é fundamental para a vida das gestantes porque ajuda a melhorar os desconfortos e diminuir a ansiedade. Mas é preciso tomar alguns cuidados e realizar apenas as aulas recomendadas pelo médico ou personal trainner.

De acordo com Eduardo Zlotnik, ginecologista do Hospital Albert Einstein, é muito importante que a mulher faça ginástica durante os nove meses. "Ela pode realizar todos os exercícios que costumava fazer, mas deve evitar os de grande impacto, como jump, corridas e maratonas", diz.

A limitação é o corpo. Por isso, chegará um momento que a mulher não poderá fazer certos exercícios. "A gestante pode fazer abdominal, mas não conseguirá por muito tempo por causa da barriga. O ideal é escolher exercícios que melhoram a circulação do sangue e que possam ser feitos até o fim da gestação, como caminhada, hidroginástica e ioga", afirma. Já o alongamento é essencial porque faz a mulher se sentir mais confortável. "Esse exercício deixa a gravidez mais gostosa e a mulher - com certeza - terá um parto tranqüilo".

O especialista reforça que a gestante deve sempre ter o acompanhamento de um fisioterapeuta ou de um personal trainner. "Se a mulher está acostumada com a ginástica, ela continuará até o limite, sem saber a hora certa de finalizar para não prejudicar o corpo e o bebê. Por isso, é importante ter alguém que auxilie os exercícios",

Fonte: Revista crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário