domingo, 28 de junho de 2009

DISCIPLINA ALIMENTAR E FÍSICA TRAZEM BENEFÍCIOS PARA O CORPO E PARA A AUTO-ESTIMA

Fique bem com você mesmo a partir de uma reeducação alimentarExcesso de peso contribui para o surgimento de problemas de saúde e estéticos.
Disciplina alimentar e física trazem benefícios para o corpo e para a auto-estima.Gorduras, doces e massas são tentações, mesmo para aqueles que focam um corpo magro e esbelto.
fechar a boca para essas bombas alimentícias não é a única solução: força de vontade e disposição para freqüentar as milhares de academias faz parte do desafio. Porém, são imensos os benefícios para o corpo e principalmente para a saúde de quem ostenta essa causa.
obesidade acarreta complicações aos que sofrem dessa, que já passa a ser considerada uma doença, uma vez que os problemas de saúde são agravados àqueles que estão acima do peso. De acordo com o Chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das clínicas da USP, doutor Alfredo Halpern, reduzir de 5 a 10% do peso inicial melhora os índices glicêmicos, diminui consideravelmente a pressão arterial e os níveis de colesterol. "Como conseqüência, o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil, também cai drasticamente", afirma o especialista.
Já pelo lado estético, uma alimentação saudável, sem gorduras saturadas, bebidas alcoólicas e excesso de sal, ingestão de líquidos e vitaminas das frutas e verduras, diminui o risco de surgimento de celulite, por exemplo, a pele, cabelo e unhas ganham força. "A tendência é que, com essas restrições aliadas à prática moderada de exercícios físicos, o corpo apresente taxas menores de gordura", explica o médico.
No entanto, para algumas pessoas, o uso de medicamentos em paralelo, no processo de emagrecimento, pode ser necessário. Nesse caso, o acompanhamento médico se torna indispensável.
Disponível on line em Disciplina alimentar e física trazem benefícios para o corpo e para a auto-estima http://www.revistasportlife.com.br/

domingo, 21 de junho de 2009

Exercicios físicos ajudam a aliviar o estresse

"Pessoas fisicamente ativas têm uma resposta menos intensa dos hormônios do estresse em relação aos desafios mentais e emocionais e lidam melhor com situações estressantes.
Portanto, a atividade física pode melhorar a saúde mental ajudando o cérebro a lidar melhor com o estresse"
O estresse é um mecanismo essencial para a sobrevivência. Em resposta aos desafios do dia-a-dia, um aumento da atividade do sistema nervoso simpático é observado. A adrenalina aumenta, provocando um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial para que mais sangue seja levado para os músculos em atividade.
O estresse por tempo prolongado resulta em danos nos vasos sanguíneos, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), diabete e muitos outros danos à saúde associados ao estilo de vida moderno.O exercício físico regular ajuda a minimizar os efeitos adversos do estresse.
O exercício físico, especialmente o vigoroso, é uma forma de estresse e tem como resposta um aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, etc. Entretanto, atividades repetidas condicionam o corpo a aceitar mais desafios com menos aumento dos hormônios do estresse como a adrenalina. O corpo gradualmente se acostuma a realizar um trabalho maior com uma frequência cardíaca e pressão arterial menor.
O exercício aumenta também a tolerância ao estresse mental. Pessoas fisicamente ativas têm uma resposta menos intensa dos hormônios do estresse em relação aos desafios mentais e emocionais e lidam melhor com situações estressantes. Portanto, a atividade física pode melhorar a saúde mental ajudando o cérebro a lidar melhor com o estresse.
Evidências sugerem que pessoas fisicamente ativas apresentam taxas de ansiedade e depressão mais baixas que indivíduos sedentários. Para determinar como o exercício poderia trazer esses benefícios, pesquisadores estudaram a ligação entre exercício e neurotransmissores* associados com estresse, ansiedade e depressão. Ate agora, as evidências mostrando que o exercício causa uma grande liberação de endorfina não são muito consistentes.
fonte: uol cerebro e corpo

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jogos da juventude (JOJUP´S)

O Governo Municipal de Sarandi convida a todos para prestigiar neste próximo dia 19 de Junho de 2009, às 13 horas, no Ginásio de esportes Tancredo de Almeida Neves, a Divisão de Esportes irá apresentar oficialmente aos Instrutores e Atletas que disputarão os Jogos da Juventude (JOJUP´s) pelo Município de Sarandi e os Uniformes que serão usados por Técnicos e Atletas.
Os JOJUP´s irão acontecer na cidade de Mandaguaçu no período de 19 a 27 de Junho de 2009.
Vamos prestigiar

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Exercícios físicos reduzem riscos de Alzheimer



Exercícios físicos reduzem riscos de Alzheimer
por Ricardo Arida

Segundo estudos recentes, atividade física regular pode reduzir entre 30 a 40% o risco de se desenvolver a doença

Neste domingo, 21 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Dados da American Alzheimer’s Association apontam que 7% da população mundial acima dos 65 anos sofre da doença. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), mais de um milhão de idosos acima dos 60 anos já a desenvolveram.

A perda progressiva de memória associada ao envelhecimento é característica comum a um conjunto de patologias que a medicina classifica como demências (termo que nada tem a ver com loucura), das quais a doença de Alzheimer é a mais prevalente.

Demência

A demência é uma síndrome decorrente de uma doença cerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há uma perturbação de múltiplas funções intelectuais, incluindo a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, a capacidade de aprendizagem, a linguagem, o julgamento e a personalidade.

Perda gradativa de mémoria é um dos primeiros sintomas do Alzheimer

Os primeiros sintomas da doença se caracterizam pela perda gradativa da memória, além da chamada síndrome da deficiência cognitiva, que engloba a redução das funções cognitivas, do raciocínio lógico e da coordenação motora. Isto ocorre devido à produção e ao acúmulo da proteína beta-amilóide no cérebro. Com o avanço dos sintomas, o paciente passa a apresentar dificuldade para realizar tarefas diárias.

Os efeitos da atividade física no cérebro já estão bem documentados, isto é, o exercício físico regular e adequado nos leva a sentirmos melhor, física e emocionalmente.

Alguns estudos permitiram que se chegasse à conclusão mais surpreendente de que o exercício é capaz de proteger o indivíduo contra o desenvolvimento da senilidade, até mesmo vários anos depois da prática de atividades físicas. Isto também é verdade para pessoas com demência. Estudos recentes mostram que o exercício físico pode reduzir os riscos de demência, como a doença de Alzheimer.




terça-feira, 9 de junho de 2009

Exercícios durante a gestação


Especialista fala quais são as principais atividades físicas que a mulher pode fazer para ter uma gravidez tranqüila

Praticar algum tipo de exercício físico é fundamental para a vida das gestantes porque ajuda a melhorar os desconfortos e diminuir a ansiedade. Mas é preciso tomar alguns cuidados e realizar apenas as aulas recomendadas pelo médico ou personal trainner.

De acordo com Eduardo Zlotnik, ginecologista do Hospital Albert Einstein, é muito importante que a mulher faça ginástica durante os nove meses. "Ela pode realizar todos os exercícios que costumava fazer, mas deve evitar os de grande impacto, como jump, corridas e maratonas", diz.

A limitação é o corpo. Por isso, chegará um momento que a mulher não poderá fazer certos exercícios. "A gestante pode fazer abdominal, mas não conseguirá por muito tempo por causa da barriga. O ideal é escolher exercícios que melhoram a circulação do sangue e que possam ser feitos até o fim da gestação, como caminhada, hidroginástica e ioga", afirma. Já o alongamento é essencial porque faz a mulher se sentir mais confortável. "Esse exercício deixa a gravidez mais gostosa e a mulher - com certeza - terá um parto tranqüilo".

O especialista reforça que a gestante deve sempre ter o acompanhamento de um fisioterapeuta ou de um personal trainner. "Se a mulher está acostumada com a ginástica, ela continuará até o limite, sem saber a hora certa de finalizar para não prejudicar o corpo e o bebê. Por isso, é importante ter alguém que auxilie os exercícios",

Fonte: Revista crescer

Atividades físicas na gestação ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê


Um estudo americano sugere benefício para os bebês de grávidas que se exercitam durante a gravidez. Outra pesquisa revela: gestantes usam a falta de tempo como desculpa para não praticar atividades físicas

Não é de hoje que se sabe o quanto é importante a grávida praticar atividades físicas, desde que com moderação. Um estudo agora mostra que, além de ser bom para a mãe, os exercícios são benéficos para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
Pesquisadores da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, analisaram, por meio de um aparelho não invasivo, os movimentos fetais em gestantes entre 20 e 35 anos. Elas foram divididas em dois grupos: aquelas que faziam exercícios físicos durante 30 minutos, três vezes por semana, e as que não tinham o hábito de atividade física regular.

O resultado mostrou que os bebês das mães que praticavam atividades físicas tinham a frequência cardíaca significativamente mais baixa quando acontecia qualquer tipo de movimento, como o respiratório (o bebê ainda não respira com os pulmões, mas já movimenta a musculatura respiratória como um treino). Os movimentos peristálticos (que o intestino faz para empurrar o alimento) e dos músculos da boca, coordenados pelo sistema nervoso autônomo, também são mais altos nesse grupo ativo.

Segundo os cientistas, essas conclusões sugerem um benefício no desenvolvimento do feto quando a mãe pratica atividade física, uma vez que há uma ligação entre os movimentos respiratórios fetais e o desenvolvimento do sistema nervoso autônomo.

Sem tempo para atividades físicas?

Para um grupo de pesquisadores americanos, a falta de tempo que você diz ter para incluir os exercícios em sua rotina pode ser mera desculpa. Segundo os cientistas, eles não tomam o lugar de outras tarefas que você precisa fazer no dia a dia.

Um levantamento analisou as atividades diárias de 39 grávidas (21 eram ativas e 17 não), incluindo tempo para o trabalho, exercícios, sono. O resultado mostrou que, embora a razão mais comum para não se exercitar durante a gravidez seja a falta de tempo, 85% das mulheres que não praticavam atividades físicas passavam mais do que uma hora em frente à TV ou no computador e 77%, lendo, escrevendo ou estudando. Por outro lado, as mulheres ativas tinham mais tempo de sono e para leitura.

Segundo os pesquisadores, as grávidas que se exercitam administram o seu tempo de forma mais eficaz. Já aquelas que não praticavam atividades físicas com frequência tinham a percepção de que faltava tempo para os exercícios.

Mesmo com os benefícios comprovados de atividade física para a saúde da mãe e do bebê, se isso não faz parte de sua rotina e você está grávida, converse com o seu médico antes de iniciar qualquer exercício por conta própria.

Fonte: Revista crescer

quarta-feira, 3 de junho de 2009

EXERCÍCIO PODE PREVENIR O ABUSO DE SUBSTÂNCIA

Indícios mostram que a atividade física pode mudar a química do cérebroAtualizado 3:40 ET 9 de junho de 2008WASHINGTON - Claro, o exercício é bom para a sua cintura, o seu coração, os seus ossos - mas pode também ajudar a prevenir a dependência de drogas ou álcool?Existem alguns indícios de que a atividade física pode impulsionar mudanças no cérebro para fazer exatamente isso.
Agora o governo dos E.U. está impulsionando fortemente para a investigação poder provar isto.Isto não é sobre como as pessoas podem alcançar a média do chamado corredor de elite, uma façanha bastante intensa no atletismo.
Em vez disso, a questão é apenas como a atividade física regular de intensidade variável - dança ciclismo, natação, tae Kwan do - poderia afetar o humor, desempenho escolar, inclusive o próprio sistema de recompensa no cérebro que pode ser invadido pelo abuso de substâncias.O que primeiro chamou a atenção do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas diretor Dr. Nora Volkow: Um estudo que encontraram jovens adolescentes que relataram se exercitar diariamente eram metade fumantes assim como seus parceiros sedentários, e 40 por cento menos propensos a experiência com maconha.Volkow conhece - a partir de seu próprio diário de 6 milhas e executadas a partir de suas experiências científicas - que o cérebro literalmente gosta de atividade física. Exercício parece revigorar os químicos neurais que dá sentido e reforçam o prazer.“Em crianças, é inato”, ela observa. "As crianças querem se mover."Mas as crianças nos E.U. estão cada vez mais sedentárias, como ilustrado pela epidemia da obesidade, "tempo de tela", substitui brincar ao ar livre e uma diminuição na escola de aulas de educação física.
E quando os jovens vão se aproximando da adolescência, a corrida em volta do quintal que costumava ser divertida muitas vezes se torna uma obrigação, só os temerosos fazem o trote na faixa em torno da escola ou se recusam a sair do sofá.
O adolescente sedentário se transforma em adultos sedentários.Na semana passada, ela trouxe mais de 100 especialistas em exercício e neurobiologia para uma conferência de dois dias para explorar o potencial da atividade física no combate ao abuso de substâncias, e anunciou US $ 4 milhões em novas bolsas para ajudar na investigação. Tratamentos de programas da toxicodependência incluem frequentemente exercício, em parte para manter as pessoas distraídas de suas vontades, mas há pouca pesquisa sobre os efeitos formais.Em vez disso, a questão é apenas como atividade física regular de intensidade variável – dança, ciclismo, natação, tae Kwan do - poderia afetar o humor, desempenho escolar, inclusive o próprio sistema de recompensa no cérebro que pode ser invadido pelo abuso substância.
Extraído do original: Working out may help prevent substance abuse disponível on line no site http://www.msnbc.msn.com/ Tradução: Eliane Jany Barbanti

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE AEROBICA PARA DEPENDENTES QUIMICOS
São atividades como a caminhada, bicicleta:
Aeróbias principalmente quando praticadas por pessoas sedentárias.
O consumo de cocaína, maconha, tabaco e álcool, resulta nas alterações das principais vias nervosas.
O aumento da exigência metabólica resulta na adaptação destas diversas vias nervosas
Destacando como principais benefícios:
Normalização dos níveis de áreas da atenção, memória e controle motor .
Controle da ansiedade.
Melhora :
Condicionamento cárdio- respiratório.
Coordenação.
Auto-estima.
Grande bem estar.
Socialização.
Prevenção de várias doenças.
Aumento:
Dos níveis de Serotoninanas áreas de humor.
De síntese e liberação de Endorfinas.
Taxa basal.
Flexibilidade.
Tônus muscular.
Agilidade.
VO2 máximo.
Ventilação pulmonar.
Diminuição :
Depressão.
Compulsão.
Estresse.
Freqüência cardíaca em repouso.
Pressão arterial .
Gordura corporal.
FONTES
BARBANTI, E. J. Efeito da Atividade Física na Qualidade de Vida Em Pacientes com Depressão e Dependência Química. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v11, n 1, p. 37-45. 2006.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O que ingerir durante os exercícios físicos


A ingestão de uma suplementação de carboidratos durante a atividade física para a melhora do desempenho depende da duração e da intensidade do exercício físico.
Considerando os estoques limitados de glicogênio (reserva energética) e a sua demanda aumentada durante exercícios prolongados e de moderada ou elevada intensidade, a suplementação de carboidratos é necessária para este tipo de atividade com duração superior a 90 minutos.
A quantidade de carboidratos recomendada varia de 30 a 60 gramas por hora (ingestão por exemplo, de duas a três barras de cereais do tipo castanha com chocolate por hora) para um efeito positivo no desempenho. Esta quantidade é baseada na taxa de oxidação de carboidrato em uma média de 0,5 a 0,9 gramas por minuto de exercício.
Mesmo em situações de elevados estoques de glicogênio, no estágio inicial do exercício é recomendável a suplementação com carboidratos imediatamente antes ou logo após o seu início e continuamente em intervalos de 15–20 minutos durante atividades de longa duração. Embora menos carboidratos sejam oxidados na primeira hora de exercício, estudos mostram que, se a suplementação ocorrer logo nos minutos iniciais e se mantiver durante a atividade, há melhora da performance.
Portanto, a ingestão de carboidratos, durante o exercício físico de longa duração, melhora a performance física. Esta prática é principalmente importante em situações em que o atleta não está com as taxas de glicogênio elevadas, não realizou refeição pré-exercício ou ainda tem o seu consumo calórico restrito por uma dieta para perda de peso.

E claro muito líquido


Extraído: portal do coração

Benefícios da Atividade Laboral


Ginástica Laboral - Principais Benefícios

Fisiológicos
Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico Promove o combate e prevenção das doenças profissionais
Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade...
Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura.
Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho
Redução da sensação de fadiga no final da jornada
Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador
Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas

Psicológicos
Motivação por novas rotinas
Melhora do equilíbrio biopsicológico
Melhora da auto-estima e da auto-imagem
Desenvolvimento da consciência corporal
Combate as tensões emocionais
Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas

Sociais
Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe
Melhoria das relações interpessoais
Empresarias
Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal
Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões
Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade
Maior produtividade

As empresas que pensam no bem estar de seus funcionários e no melhor desempenho profissional aderem aos exercícios laborais.