quinta-feira, 28 de maio de 2009

A IMPORTANCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA 3° IDADE

Os temas mais discutidos ultimamente pela sociedade é o envelhecimento, o exercício físico e uma alimentação balanceada. Contudo também sabemos que a tudo isto estão ligadas, a doença crônico degenerativa, a osteoporose, que atinge principalmente as mulheres de 50 a 80 anos e também a perda de 30% de massa muscular nas pessoas de mesma idade.
O exercício físico, portanto, é a melhor forma de se estimular o aumento das massas óssea e muscular, aumento de força e resistência, perda de gordura, aumento da mobilidade e proteção articular, e tudo isto é mais eficientes nos idosos.
Um tipo de exercício físico recomendado, para todos os benefícios citados acima, é a musculação que além de tudo previne e combate certas doenças como artrose, osteoporose, diabetes, hipertensão, doenças coronarianas, obesidade, ansiedade e depressão.
Estudos mostraram que homens e mulheres com 87 anos experimentaram um aumento de força de 90% ao fim de 10 semanas de treino de resistência. Para as mulheres, existe uma vantagem a mais: a musculação aumenta a densidade óssea naquelas que estão na menopausa, ajudando a prevenir fraturas dos ossos. (Fonte on line: www.maisde50.com.br, Agosto 2001).
O treinamento com aparelhos para exercícios com peso, tem se mostrado a mais eficiente e segura forma de condicionamento físico para idosos, pois as cargas utilizadas são controladas e adaptadas de acordo com cada indivíduo.
A caminhada também é muito importante, principalmente aos idosos que não podem fazer atividade mais "pesada". De acordo com o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da Unifesp, andar é aconselhável para estimular a fixação de cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose. (Revista Saúde, Julho 2001).
Conclui-se então que os idosos podem e devem fazer algum tipo de exercício físico, principalmente porque a probabilidade de surgirem muitas doenças cai significativamente. Vale ressaltar que antes de começar uma atividade deve se consultar um médico.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia do desafio - 27/05/2009

Você se mexe e o mundo mexe junto!!!

Saia da rotina e pratique uma atividade física, durante 15 min consecutivos para melhorar a sua saúde e a qualidade de vida.
vale caminhar, pedalar, dançar, alongar-se ou praticar outra atividade física.

registre a sua participação! ligue: 0800 643 6690 este número vai estar em funcionamento no dia 27 de maio das 0h às 21h.

domingo, 24 de maio de 2009

Exercício físicos ajuda aliviar sintomas da menopausa

Ansiedade, depressão e estresse são alguns dos sintomas da menopausa que podem ser atenuados com a prática de exercícios físicos.
É o que diz um estudo da Universidade Temple, nos Estados Unidos.
Inicialmente, os pesquisadores tentaram verificar se o aumento da atividade física poderia diminuir as desconfortáveis ondas de calor sentidas pelas mulheres nessa fase.
A conclusão, entretanto, é que não há ligação entre os dois aspectos.
Apesar disso, o resultado é significativo, pois os fogachos são um problema temporário do período de transição da menopausa, diz Deborah Nelson, autora do estudo.
Já os outros sintomas podem durar todo o período da pós-menopausa.Durante oito anos, foram estudadas 380 mulheres, que faziam caminhadas de 15 a 90 minutos por dia, até cinco vezes por semana. No início do estudo, as participantes tinham, em média, 42 anos, e ainda não estavam na menopausa.
Ao final da pesquisa, no entanto, mais de metade dessas mulheres já apresentavam fogachos, sintoma típico dessa fase.
A surpresa foi descobrir que, para diminuir o estresse e a ansiedade da menopausa, não é preciso fazer muita atividade física --a caminhada é o suficiente.

Exercícios regulares podem ajudar a melhorar os sintomas de depressão

A depressão em pessoas que não conseguiram melhorar com medicação antidepressiva, de acordo com resultados de um estudo italiano. A pesquisa incluiu 150 mulheres, com idades entre 40 e 60 anos, cujos tratamentos medicamentosos não foram eficazes.
Um grupo continuou apenas com a medicação e o outro combinou os remédios com um programa de exercícios supervisionado em grupo (duas vezes por semana, durante uma hora).
E as mulheres que se exercitavam tiveram melhora significativa após oito meses, o que não ocorreu com o outro grupo.
De acordo com os pesquisadores, a atividade física pode afetar de forma eficaz alguns alvos dos antidepressivos no sistema nervoso, como a serotonina, sendo eficiente na prevenção e tratamento de depressão.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Exercícios Físicos - Os primeiros minutos queimam?

Se você está começando ou já pratica exercício físico, precisa saber sobre algumas informações importantes que envolvem esse universo!

Você já deve ter ouvido falar, na linguagem popular, que “os primeiros minutos de exercício físico não queimam nada”! Na verdade não é exatamente isso que acontece no primeiro momento da prática de exercício físico. O que na verdade essa fala quer dizer?
No tempo de aproximadamente de 10-20 minutos de exercício, dependendo do corpo de cada pessoa, o organismo consome inicialmente o glicogênio muscular como fonte de energia. O que quer dizer isso? Significa que só após esse tempo inicial, continuando o exercício, a glicose e os ácidos graxos passam a ser utilizados como fonte de energia. E assim, de certa forma, a gordura passa a ser consumida de forma mais intensa, como forma de produzir energia (após esse tempo inicial). Então, não quer dizer que os primeiros minutos não se queima energia, mas que só após esse tempo é que o exercício físico passa a atuar de forma mais intensa para queimar aquelas famosas “gordurinhas” que você não aguenta mais. Obviamente, esse tempo varia de pessoa para a pessoa e também tem a ver com a própria escolha do tipo de exercício físico. É uma estimativa geral e uma média de tempo.
Mas qual a mensagem importante disso? Se você está fazendo apenas vinte minutos de atividade física e está assim já algum tempo, tem como objetivo a perda de peso, talvez seja o momento de aumentar o seu tempo de exercícios!

Agora se o seu tempo disponível é só esse, tudo bem! É melhor que ficar parada (o)! É importante ter uma avaliação antes de começar qualquer exercício e acompanhamento no decorrer da prática. Vamos lá! Mexa-se e acelere! Exercite-se!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dicas para melhorar sua Saúde

A saúde fisica consiste no bom funcionamento do organismo e de suas funçoes vitais. A maioria das doenças acontecem pelo descuidado com a saude fisica e com o mau uso do corpo. Para se ter uma boa saude fisica devemos nos exercitar, se alimentar bem e cuidar do nosso corpo.



segunda-feira, 18 de maio de 2009

Benefícios da prática de exercícios ao diabético

A prática regular de exercício físico, em especial os aeróbicos, trás os seguintes benefício ao diabético:
* Estimula a produção de insulina
.* Aumenta a sensibilidade celular à insulina.
* Eleva a capacidade de captação de glicose pelos músculos.
* Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo II
diminuição dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) e aumento da capacidade do corpo de utiliza-la.
*Aumento da capacidade da insulina na redução dos níveis de glicose no sangue,
isso implica a administração de uma menor dose de insulina para quem a toma
todos os dias (geralmente, diabetes tipo I), ou um melhor aproveitamento da
insulina naqueles diabéticos que produzem esse hormônio mas não conseguem
utiliza-lo adequadamente (diabetes tipo II) ,
*Diminuição do risco de doenças cardíacas, melhora da hipertensão arterial e, em combinação com uma dieta adequada, controle da diabetes tipo II, eliminando, em alguns casos, a necessidade de medicação.
* Através de uma prescrição orientada dos exercícios, o indivíduo verá
reduzidas suas chances de contusões, ao mesmo tempo em que estará melhorando
sua própria saúde e controle da glicemia, recomendamos a procura de um
profissional qualificado (professor de Educação Física) , que poderá orientar de
forma segura e eficiente o seu programa de exercícios físicos.
É muito importante saber como realizar os exercícios físicos de forma correta e
segura.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Por favor ajudem a divulgar as oficinas de voleibol

Atenção!!! ajudem a divulgar o projeto ocupacional que beneficia as crianças do nosso município, com atividades físicas treinamentos de jogos em contra turno para retirar das ruas proporcionando bem estar.

Quem tiver acesso a TV e Rádio favor ajude a divulgar para a população; tem muitas pessoas que ainda não sabem deste projeto, e nossas crianças precisam desta ocupação.
As inscrições estão abertas e ainda possuem vagas.

Voleibol para alunos do município de Sarandi
GINASIO DE ESPORTES COELHAO
SEGUNDA/QUARTA E SEXTA DAS 8H AS 11H - TERÇA E QUINTA DAS 13H ÀS 15H
Nascidos 97,96,96 e 94

GINASIO DE ESPORTES FERREIRAO
TERÇA E QUINTA DAS 16H30 AS 18H30
Nascidos 97,96,95,94

GINASIO DE ESPORTES TRANCREDO NEVES
SEGUNDA/QUARTA E SEXTA DAS 13H AS 15H
Nascidos 1995 A 1999

Inscrições abertas nos locais de treinamento e na casa da cultura
Professor Luciano Ribeiro

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Importância dos exercícios físicos para sua saúde

Todos nós sabemos como é importante fazer exercício físico regularmente, quer para prevenir como para curar muitas doenças e também para ajudar a controlar o peso. Um corpo em forma torna-se mais saudável não só a nível físico - circulatório, respiratório, muscular, osteoarticular e imunitário - como também a nível psicológico reduzindo o stress e a ansiedade e ao mesmo tempo que melhora o funcionamento e o rendimento intelectual.
Um cuidado importante na hora de começar uma atividade física é avaliar a condição de saúde e os objetivos de cada pessoa. O profissional irá requisitar exames, como a avaliação cardiológica - que deve ser realizada por médico especialista - e a análise da composição corporal, para determinação do percentual de gordura, que servirá de base para definir que tipo de trabalho será proposto. "É fundamental ter em mente que cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo estímulo".
Um acompanhamento individualizado possibilita a correta prescrição do treinamento e, consequentemente, resultados mais satisfatórios. O personal trainer irá indicar os exercícios adequados e acompanhar sua correta execução e evolução, sempre que necessário. "A realização de atividade física individualmente orientada, respeitando a tríade disciplina-dedicação-descanso, aliada a uma alimentação adequada, possibilita alcançar os resultados desejados.

domingo, 10 de maio de 2009

RESULTADOS COM O ACOMPANHAMENTO DO PERSONAL



O trabalho é muito importante para que os resultados apareçam o mais brevemente possível, tanto o PT como a(o) cliente terão um papel fundamental neste aspecto em que o cliente terá que seguir rigorosamente as recomendações e instruções do PT relativamente a hábitos alimentares e ao seu estilo de vida em geral.

Os objetivos podem ser os mais variados:
Redução de gordura corporal,
Aumento de massa muscular,
Tonificação, treino específico para desportista (aumento da “performance”),
Fortalecimento muscular,
Aumento da resistência cardiovascular,
Reabilitação, etc...

Qualquer que seja o caso o PT vai ao encontro do melhor programa de treino para o indivíduo em questão.
O Personal training é a única forma garantida em que os seus objetivos sejam mais rapidamente e facilmente alcançados.

INVESTIMENTO


Cada minuto passado com o PT é um investimento em si próprio(a)!

Irá beneficiar desde o 1º dia e progredir até ir ao encontro dos seus objetivos e uma vez que irá melhorar o seu estado de saúde geral, provavelmente irá poupar algumas idas ao médico.

treinar sempre com o PT. De acordo com as sessões semanais, assim será o valor a pagar, portanto neste aspeto haverá sempre lugar a flexibilidades e facilidades de pagamento.

SEGURANÇA

O PT dá-lhe total confiança e segurança, pois está sempre presente pronto para corrigir posturas, execução de exercícios e até mesmo o peso e intensidade que deve usar durante o treino.
Desta forma, o risco de lesões é muito reduzido e você sentir-se-á mais confortável e confiante nos seus treinos.

COMPROMISSO / FLEXIBILIDADE


As marcações(dia e hora) com o PT serão feitas de acordo com a sua disponibilidade, de modo a que possa conciliar a sua atividade profissional com a atividade física.

Quer queira treinar de manhã ou ao final do dia, cedo ou tarde, dentro ou fora de casa, certamente encontrará a melhor hora do dia para si de forma a optimizar os seus treinos assegurando-lhe que a “falta de tempo” , deixa de existir como desculpa.

MOTIVAÇÃO :


Motivação NUNCA lhe irá faltar! O treino será sempre variado, e será sempre progressivo fazendo-o passar para níveis superiores.

Ter alguém ao seu lado a “puxar” por si e a explicar-lhe o que deve fazer e como fazer os exercícios aumenta o seu desempenho e torna o treino mais eficaz e produtivo.

Certamente nunca mais irá acabar um treino a pensar que pouco ou nada fez.

INDIVIDUAL / PERSONALIZADO


O programa de Personal Training começa com uma avaliação física de modo a ter conhecimento do atual nível de condição física, uma consulta inicial de forma a se obter o máximo de informação possível acerca da pessoa em causa, tal como, historial de saúde, medicamentação atual, problemas de saúde, hábitos alimentares e estilo de vida geral.

O seu treino terá em conta todas estas questões e será “desenhado” especialmente e unicamente para si.

O QUE É UM PERSONAL TRAINER (PT) ?


Um Personal Trainer (PT) é um profissional com formação específica, qualificado a prescrever um programa de treino individualizado, adaptado às características físicas, necessidades reais, limitações e desejos de uma pessoa que ambiciona alcançar os seus objectivos ligados à atividade física.

Os objetivos podem ser os mais variados: redução de gordura corporal, aumento de massa muscular, tonificação, treino específico para desportista (aumento da “performance”), fortalecimento muscular, aumento da resistência cardiovascular, reabilitação, etc...

Qualquer que seja o caso o PT vai ao encontro do melhor programa de treino para o indivíduo em questão. O Personal training é a única forma garantida em que os seus objectivos sejam mais rapidamente e facilmente alcançados.